sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Para saber um pouco mais sobre esse guitarra sem alça..


Slash 19/10/2007

O guitarrista do Guns N'Roses foi, sem dúvida alguma, o maior ícone da juventude (ao lado de Axl Rose) no começo dos anos 90, quando a banda "estourou" no mundo inteiro e também no Brasil, principalmente após o show no Rock In Rio 2.

Os primeiros cinco anos da década de 90 foram dos mais criativos para o Hard Rock/Heavy Metal. Era possível ligar o rádio e ouvir Metallica, Iron Maiden, Megadeth, Guns N'Roses, tudo bem que eram na sua maioria baladas, mas pelo menos, não era música feita sem sentimento e apenas por dinheiro como atualmente. Nesta época foram lançados álbuns como Black Album (Metallica), Fear Of The Dark (Iron Maiden), Countdown To Extinction (Megadeth) e Use Your Illusion I e II (Guns N'Roses). Estes dois álbuns foram recordistas de vendas em vários países. No dia do lançamento, as lojas nos EUA abriram, excepcionalmente, à meia-noite e em apenas duas horas foram vendidas 500.000 cópias!!! Saul Hudson, como pouca gente sabe, é britânico, nascido na cidade de Stoke, Inglaterra, no dia 23 de julho de 1965. Reza a lenda que Slash foi fazer uma audição para a banda americana Poison e, apesar de todos gostarem do que tocou, ele não foi admitido por que era feio demais. Acabou indo tocar no Guns N'Roses, banda que, alguns anos depois, se tornaria a mais importante do cenário Rocker do mundo. Apesar de não ser considerado um guitarrista muito técnico (por não usar técnicas como o Sweep Picking e o Tapping, entre outras), Slash tem um "feeling" único e seu senso melódico é incrível. Seus riffs marcantes como a introdução de Sweet child 'o Mine, Welcome To The Jungle e You Could Be Mine; solos como em November Rain, Knockin' On Heaven's Door e Estranged, esta última ele dá um show no uso controlado de Feedbacks, fazem a cabeça da galera até hoje. Slash foi o guitarrista mais pedido pelos leitores da BioGuitar. Engana-se quem pensa que Slash manda bem apenas na guitarra, no violão ele fez ótimos solos e riffs que podem ser conferidos em músicas como You're Crazy (acústica), One In A Million, You Ain't The First e Patience. Muitas de suas músicas eram trilha sonora para amantes roqueiros como as já citadas November Rain e Patience e ainda a eterna balada Don't Cry. Sobre o riff de Sweet Child O´Mine ele certa vez comentou: "Estava brincando com a guitarra e toquei aquele riff sem a menor intenção de fazer uma música com ele, foi quando alguém ouviu e disse: "Hei, repita isso!". Acabou virando uma música e é engraçado ver que uma brincadeira acabou se tornando nosso maior hit, já que muitas músicas sérias que compomos as pessoas não dão a menor bola." Após sua saída do GN'R em 1996, Slash tocou com vários artistas, entre eles Eric Clapton, Iggy Pop, Michael Jackson, Lenny Kravitz e Rod Stewart. Para quem ainda quer ouvir o guitarrista, basta conferir seu trabalho solo, o excelente Slash's Snakepit. Estilo
As escalas mais usadas por Slash são a pentatônica menor e a menor natural.
Como não conhece escalas (ele mesmo disse isso), em frases rápidas ele costuma usar digitações simétricas.
Muitos bends e poucos harmônicos.
Equipamento Slash possui várias guitarras (mais de 100), mas as que ele mais usa em gravações e shows são as Gibson Les Paul com captadores Seymour Duncan Alnico e aomplificadores Marshall de 100 watts. Eventualmente, usa um wah-wah.


DiscografiaCom o Guns N'Roses:

1987 - Appetite For Destruction
1989 - Lies
1991 - Use Your Illusion I
1991 - Use Your Illusion II
1993 - The Spaghetti Incident? - Com o Slash's Snakepit
1995 - It's 5 O'clock Somewhere
2000 - Ain't Life Grand

Com outros artistas:

1990 - Under The Red Sky - Bob Dylan
1990 - Brick By Brick - Iggy Pop
1991 - Hey Stoopid - Alice Cooper
1991 - Mama Said - Lenny Kravitz
1992 - Dangerous - Michael Jackson
1992 - March Or Die - Motorhead
1992 - Spinal Tap - Break Like The Wind
1993 - Color Of Your Dreams - Carole King
1993 - Believe In Me - Duff McKagan
1994 - In Concert - Carole King
1995 - Pawnshop Guitars - Gilby Clarke
1995 - Classiks - Alice Cooper
1995 - History: Past, Present And Future - Michael Jackson
1996 - Obsession - Marta Sanchez
1996 - Guitar Zeus - Carmine Appice
1996 - Another Level - Backstreet
1997 - Marching To Mars - Sammy Hagar
1997 - The Great Milenko - Insane Clown Posse
1997 - Leader Of The Banned - Sam Kinison
1999 - Live At The Budokan - Chic
2000 - Calling The Wild - Doro
2001 - Silver - Cheap Trick

Com o Velvet Revolver:
2004 - Contraband
2007 - Libertad


Até esta data (19/10/2007), Slash já vendeu aproximadamente 80 milhões de cópias.

Saiba mais sobre o Slash em seu site: http://www.slashonline.com/

Um comentário:

Nina disse...

Parabéns , vc é uma professor fora de série.


Nina