quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Para aqueles que querem conhecer o meu trabalho como professor:



Ensino Violão, Guitarra e Contrabaixo desde 1993 e logo no início da minha vida didática percebi que cada aluno que vinha fazer aulas comigo tinha necessidades e interesses totalmente diversos. Uns queriam aprender as músicas da igreja, outros queriam aprender somente rock, havia os que queriam aprender violão para relaxar o stress cotidiano, os que queriam aprender só U2, os que queriam fazer apenas solo porque não gostavam de cantar, os que gostavam de moda de viola, só de samba, que gostavam de tudo mas queriam ser músicos profissionais e enfim.....centenas de perfis em todos estes anos dando aula.


A questão é que nunca deu certo uma apostila sistematizada porque todas as vezes que tentei, de forma alguma ia direto ao ponto do que o aluno queria.


Meu método hoje funciona assim:


  1. Na primeira aula faço uma pequena entrevista para saber o que o aluno quer aprender e aonde ele pretende chegar com estas aulas. Ex. "quero aprender Victor e Léo para tocar nas festas que meu Pai e Minha Mãe fazem em Casa"
  2. Faço uma lista detalhada de todas as bandas, cantores, artistas, músicas que o aluno gosta.
  3. Traço um plano personalizado para que este aluno possa atingir da forma mais rápida, mas com embasamento teórico necessário para aquela meta!
  4. Assim o aluno logo estará tocando um pouco do que gosta e sabendo realmente o que está fazendo.
Importante salientar que a ÚNICA COISA QUE PEÇO DO ALUNO É DISCIPLINA DE ESTUDO!


O VIOLÃO DEVE SER TOCADO TODOS OS DIAS!, observando o tempo de estudo que eu peço naquela semana.

Se você deseja tocar um instrumento e aprender música, vá em frente, pois vale a pena!


Alexandre Wendt.

Um comentário:

damatta disse...

Muitíssimo bem sua aula, gostaria que mande via email os nomes dos acordes por extenso ex: dó eu sei que é a letra "c" o ré letra "d" mais os outros eu não sei poderia ser mais especifico afinal estou começando agora, e ficaria muito contente se vc, pudesse me enviar com a maior simplificação. obrig?...