quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Lick em Am!

Tente tocar rápido e terá um efeito legal.Para ampliar clique na figura.

Exercícios para Aquecimento!

A-1 Relaxe os músculos do pescoço

Incline a cabeça para a esquerda, para a direita, para frente e para trás. Mantenha cada posição por alguns segundos.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Angus Young

Angus Young nasceu no dia 31 de março de 1955 em Glasgow, Escócia. Algum tempo depois, se mudou com sua família para a Austrália e lá formou suas primeiras bandas ainda na sua adolescência, no início da década de 70. Entre elas, as principais foram a Tantrum e a Kentuckee.

Em novembro de 73, Malcolm Young, irmão mais velho de Angus, resolveu montar uma banda e convidou Angus (que havia saído a pouco da Kentuckee) para se juntar ao grupo. A banda foi formada em Newtown, Austrália e adotou o nome AC/DC por sugestão de Margaret Young, irmã dos guitarristas, que viu o nome em uma máquina de costura.

Após alguns ensaios, fizeram seu primeiro show no dia 31 de dezembro de 1973 em Sydney. O repertório consistia basicamente de cover de grandes bandas como Rolling Stones, Beatles, Chuck Berry e Free. Algumas composições próprias também fizeram parte do repertório. A banda toda usava calça jeans e camiseta (incluindo Angus).

Outros shows foram surgindo e, em um show de abril de 74, Angus resolve usar pela primeira vez o uniforme escolar que tornou sua marca registrada. A idéia mais uma vez foi de sua irmã Margaret. Em algumas circunstâncias chegou a usar também algumas fantasias como a de um gorila, Zorro e Super-Ang. Esse tipo de atitude era positiva para a banda porque a diferenciava das demais bandas da região.

O primeiro single, chamado "Can I Sit Next to You Girl / Rockin' in the Parlour", foi gravado em julho de 74 e lançado simultaneamente na Austrália e Nova Zelândia. Neste mesmo mês fazem uma pequena turnê pela Austrália para divulgar o single. Foi a primeira das inúmeras que fariam posteriormente.

Não demorou muito para gravarem seu primeiro álbum. "High Voltage" foi gravado em apenas 10 dias durante o mês de novembro de 74, mas só foi lançado no dia 17 de fevereiro do ano seguinte. O sucesso de "High Voltage" foi tanto que lançam seu segundo álbum "T.N.T." ainda em 75. Este ano fechou com a consolidação do AC/DC como a principal banda do cenário australiano.

Em 76, fazem os primeiros shows pela Europa, principalmente no Reino Unido e Angus vinha se destacando chegando a sair em algumas capas de revistas inglesas.

Em 77 a banda firma se sucesso pela Europa e fazem os primeiros shows pelos Estados Unidos. A partir daí o AC/DC ganhou reconhecimento mundial. É de se levar em consideração o fato de que a banda não foi formada em um país tradicional no rock como os EUA ou o Reino Unido o que tornou o sucesso deles ainda mais difícil.

Angus Young é a figura principal por trás do som do AC/DC porque além de compor e fazer os solos, sua performance torna o show uma festa. Seu estilo, performance, energia, feeling, visual e estilo o tornaram umas das figuras mais carismáticas, inconfundíveis e engraçadas (no bom sentido, claro) do rock mundial, tanto que quando se apresentaram no primeiro Rock In Rio (em 85), Angus foi uma das grandes estrelas do festival.

Estilo

  • Como todo bom guitarrista de Hard Rock, Angus usa e abusa dos bends.
  • Costuma usar em um mesmo solo a penta maior e menor homônimas, por exemplo, se a música está em Sol Maior, usa a penta de sol maior e sol menor. Mas usa cada uma delas separadamente, não misturando as notas de ambas as escalas.
  • Usa às vezes a técnica de fingerstyle que consiste em tocar usando apenas os dedos ao invés da palheta.
  • Usa muitos double-stops que são duas notas tocadas ao mesmo tempo em um solo.
  • Seu som é mais crunchy e pouco distorcido. Ele mesmo diz que as pessoas se surpreendem ao tocar com seu equipamento por acharem que o som é mais "limpo" do que aparenta.
  • Eventualmente usa a unha no lugar da pallheta para tocar.
  • Efeitos (chorus, delay, flanger, etc...) definitivamente não têm lugar no som de Angus Young.


Equipamento
Amplificador Marshall JTM45 e Guitarra Gibson Angus Young Signature SG

Guitarra

  • Gibson Angus Young Signature SG com corpo e braço em mogno e captadores '57 Classic Humbucker no braço e Angus Signature Humbucker na ponte.
  • Cordas 0.09mm
  • Palhetas Fender Heavy

    Amplificadores
  • Marshall JTM45 com gabinetes 4x12

    Discografia

    1975High Voltage
    1975T.N.T.
    1976Dirty Deeds Done Dirt Cheaps
    1977Let There Be Rock
    1978Powerage
    1978If You Want Blood
    1979Highway To Hell
    1980Back In Black
    1981For Those About Rock
    1983Flick Of The Switch
    1984'74 Jailbreak
    1985Fly On The Wall
    1986Who Made Who
    1988Blow Up Your Video
    1990The Razors Edge
    1992Live
    1995Ballbreaker
    1997Bonfire
    2000Stiff Uper Lip